Um dos temas mais recorrentes hoje é a dificuldade de lidar com a autocobrança excessiva.
Este é um comportamento que o coloca como refém de si mesmo, aliás, de sua mente.
Mas por que você se cobra tanto? Sabe responder a essa pergunta? Existem alguns fatores que podem estar envolvidos nessa questão:
- você vive sobrecarregada(o) e, mesmo assim, não consegue dizer "não", impor limites aos outros e a si mesma(o);
- não permite que o outro execute as tarefas pelas quais ele é responsável e você toma a dianteira da situação, por medo de se sentir desnecessária(o) ou subvalorizada(o) ou por acreditar que só você é capaz de resolver aquele problema;
- tem necessidade de controlar tudo, o que é pura ilusão, já que as circunstâncias exteriores não são passíveis de serem controladas, o que só aumenta a ansiedade e o desespero, levando à dificuldade em manter seu autocontrole emocional;
- traz esse padrão de comportamento desde a infância, por tentar, o tempo todo, agradar aos pais, ou por repetir padrões que enxergava neles;
- possui gatilhos emocionais que provocam, repetidamente, os pensamentos de autocobrança, muitas vezes, acompanhados de sentimento de culpa.
Dito isso, como reverter essa situação?
Aos poucos. Esse é o primeiro e importante fator a ser compreendido. Você não vai sair do ponto A para o ponto C direto, sem passar pelo ponto B.
Então, para começar, treine sua presença plena, ou seja, em qualquer atividade que se envolva, dedique-se 100% a ela no momento presente. Não permita que seus pensamentos a(o) levem para longe. Com esta presença, faça sempre o seu melhor. Assim, ao finalizar a atividade, não vai precisar se cobrar tanto.
Conheça e respeite seus limites. Ninguém tem que ser heroína ou herói, somos seres humanos, e temos que lidar com um problema de cada vez, não dá para tentar abraçar o mundo sem se frustrar.
Valorize, sempre, tudo o que você faz. Veja as qualidades contidas em seu trabalho, reconheça seu valor e reserve um tempo na sua rotina para o autocuidado e a higiene mental. Mesmo que sejam só 10min diários.
Pare de procrastinar, resolva o que deve ser resolvido para poder seguir adiante.
E aproveite a vida! Da melhor forma possível! Todos os dias! Do seu jeito!
Aho!
Comments