top of page
Foto do escritorLuciana Vasconcelos

Batalhas internas

O que tem sido mais desafiador para você, lidar com as circunstâncias externas ou com o barulho de sua mente?


Às vezes, o mundo exterior está sob controle, ou seja, não há nenhum evento que exija mais atenção no momento. E ainda assim, as "preocupações" não cessam, porque estamos habituados a ouvir nossa mente, que tem a função de nos bombardear com pensamentos, que, teoricamente, devem nos preparar para o ataque ou nos manter alertas e vigilantes, prontos para a melhor defesa.


Essa é a única função de seus pensamentos incessantes: garantir a sua sobrevivência. Entende como isso é primitivo? Por isso, são sempre permeados por ideias contrárias às mudanças, por exemplo. Porque preferem manter a sua segurança dentro daquilo que já é conhecido, para o que se tem uma forma de agir e reagir sem precisar enfrentar ou se confrontar com o novo. Ah, isso seria muito arriscado para a sua mente tão conservadora!


Claro que, para além dessa cadeia incessante de receios, julgamentos, confabulações criadas pela mente, existem os verdadeiros pensamentos, aqueles que refletem a sua consciência.

Ambos coexistem dentro de nós, e a verdadeira batalha é justamente aprender a identificar e diferenciar um do outro, retirando o foco excessivo que normalmente é direcionado a esse fluxo mental ininterrupto e, por vezes, irracional.


E como se desligar desse canal que mais parece um intervalo comercial sem fim? Percebendo quando você está se identificando mais com o que se passa na sua cabeça do que com aquilo que de fato está acontecendo em sua vida, com a realidade!


Não se identificar com os pensamentos, não permitir que eles se fortaleçam e te levem para longe. Quando essa maré estiver puxando, procure encontrar um foco externo. Por exemplo, analise detalhadamente um objeto que esteja à sua frente. Veja as cores, as formas, perceba se a sua superfície é lisa ou áspera. E se detenha nesse exercício por alguns minutos. Pode ir trocando de objetos desde que mantenha a sua atenção neles.


Com a prática você vai perceber que esse processo ficará mais rápido e mais consciente.

Seja persistente!


Aho!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page