top of page
Foto do escritorLuciana Vasconcelos

O propósito em si

Você está em busca do seu propósito de vida ou crê que tudo na vida tem um propósito?


Não estou aqui pra ditar regras, apontar certo ou errado. Mas quero propor a você essa análise: quais das duas sentenças acima faz mais sentido pra você? E quais sentimentos te trazem? É confortável ou desconfortável pensar nelas?


Se você pudesse olhar agora para sua vida, passando inteira na sua frente, como num filme, você conseguiria identificar um propósito?


Acredito que você iria perceber, ao revisitar os passos em seu caminho, que cada evento do passado contribuiu, de alguma forma, para que você se tornasse a pessoa que é hoje. Então, aí já estaria implícito algum propósito para tudo que acontece na vida.


Porém será que se trata apenas disso: experienciar uma cadeia de eventos aleatórios, que de alguma forma, te levam a algum objetivo final? Não existiria dentro de você uma força que o guiasse nessa ou naquela direção?


Percebo hoje muitas pessoas angustiadas, vivendo com um buraco no meio do peito, sem encontrar um verdadeiro sentido para a vida, e sem saber qual rumo seguir.


Eu, particularmente, tenho a sensação de que se colocou um significado demasiadamente grande dentro da palavra propósito nos últimos tempos.


Para mim, o único propósito da vida é viver! Intensamente! E com o intuito de ser hoje um pouquinho melhor do que a pessoa que eu fui ontem, ou seja, fazer valer o meu caminhar através do aprendizado e tentar, de alguma maneira, construir um mundo melhor, ainda que isso ocorra apenas dentro do meu microcosmo, nas relações que eu tenho em minha vida.


Isso pode parecer uma visão muito simplista para alguns, mas se tem algo que a vida tem me ensinado é que entender e valorizar o simples é um dos grandes desafios que temos em nossa existência.


Talvez esse vazio que pesa em seu peito não seja uma falta de sentido que preencha os seus dias, mas sim a sua própria ausência dentro de si mesma(o). Um esvaziamento do seu Ser.


A melhor maneira de fazer as pazes com o seu propósito de vida é ouvir o seu coração. Para isso, você não poderá continuar vivendo no automático. Deve trazer consciência e sentido para cada hora do seu dia.


É neste ponto que o simples pode ser complicado, porque a todo momento somos convidados a entrar no giro automático do tempo e das imensas listas de afazeres e responsabilidades que compõem nossa rotina.


Mas se essas palavras fizeram algum sentido pra você, então se comprometa a fazer a diferença em sua própria vida. Seja o seu verdadeiro propósito de viver. Faça valer a pena pra você, e para aqueles que você ama. Perceba as pequenas mudanças acontecendo aos poucos em seu interior. Acolha a sua realidade da forma como ela se apresenta, e busque tirar algum aprendizado nisso. Agradeça pela oportunidade de viver cada dia.


E pare de buscar pelo mundo aquilo que já existe dentro de você.


Aho!

Luciana Vasconcelos

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page